SOMOS SONHADORES

Escolhemos acreditar que o amor exsite! Sabemos que é possível transformar a sociedade ao formar jovens líderes e comprometê-los com a vivência e transmissão dos valores cristãos. Para um sonho tão grande, contamos com mais de cinco mil voluntários em todo Brasil que dedicam, uma vez por mês, em nossos programas contínuos. Além disso, fazemos parte de uma organização internacional sem fins lucrativos de inspiração católica. Que tal conhecer melhor nossa atuação? 

UM SONHO MEXICANO

Nossa sonho começou no México, em 1998, na cidade de Monterrey depois da reflexão de um grupo de jovens do Movimento Regnum Christi sobre as grandes carências e ameaças da sociedade, principalmente para uma infância muito vulnerável. Movidos pela missão de unir pessoas dispostas a fazer o bem, criar elos de responsabilidade social e ajudar na formação e no desenvolvimento de uma nova comunidade, nasceu o Soñar Despierto.

Não demorou muito para que esse sonho fosse se tornando cada vez maior e se expandisse pelo mundo, chegando ao Brasil em 2001 sob a razão social “Associação Sonhos de Criança”. Hoje, temos 83 filiais em 14 países.

No Brasil, atuamos em 13 cidades: Brasília, Campinas, Caxias do Sul, Curitiba, Estância Velha, Fortaleza, Joinville, Jundiaí, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São José dos Campos e São Paulo. 

Formar jovens líderes e comprometê-los com a vivência e transmissão dos valores, levando a uma verdadeira transformação da sociedade. Juntos, sonhadores, crianças e adolescentes, formamos uma verdadeira comunidade que possibilita o crescimento de todos e do entorno em que vivemos.

Nossas ações são guiadas por alguns princípios:

– Recebemos inspiração e acompanhamento do Movimento Regnum Christi, do qual dependemos juridicamente. Uma das principais missões do Regnum Christi é a educação e a formação integral das pessoas em todos os âmbitos da sociedade.

– O coração da ação voluntária do Sonhar Acordado é a transmissão dos valores, trabalhados com os voluntários, às crianças e adolescentes atendidos pelos projetos. Acreditamos que por meio da troca dos voluntários, que reúnem-se em formações organizadas por membros do Sonhar Acordado,

– Crianças e adolescentes são a principal parte das ações do nosso modelo pedagógico. A todo tempo transformamos e somos transformados por eles.

– Somos sonhadores, nos entregamos ao voluntariado como a uma atitude de caridade e serviço em todos os âmbitos de nossa vida.

– O crescimento do Sonhar Acordado deve considerar a profundidade na formação e o acompanhamento de cada pessoas. Buscamos um equilíbrio entre estruturas, formação e a capacidade de chegar a mais crianças, adolescentes e voluntários.

– Somos abertos a todos os jovens. Temos a consciência de que estamos em uma sociedade plural, mas, ao mesmo tempo, temos cuidado para não perdermos nossa própria identidade.

– Não existe espaço para o carreirismo: todos os que assumem alguma responsabilidade estão chamados a entregar-se para o bem do próximo. A autoridade sonhadora é vista como um serviço, e as funções, como uma responsabilidade.

– Buscamos desenvolver nossas atividades dentro de um ambiente de caridade, amizade e benedicência. Todos estão convidados a viver, transmitir e manter esse espírito. Buscamos soluções por meio do diálogo, com espaço para a crítica construtiva e abertura para escutar todas as opiniões.

– Consideramos que cada pessoa tem dignidade e espiritualidade. Todos estão chamados a amar e ser amados e a exercitar-se na liberdade responsável.

ESTATÍSTICAS SONHADORAS
NO BRASIL
NO MUNDO

*Dados referente ao ano de 2017